Notícias

Homem na cozinha ainda é um tabu?

Em tempos de igualdade de gênero, muitos questionamentos acerca das funções que a sociedade delegava como tipicamente masculinas ou femininas, até o século passado, ainda existem. Mas será que os homens cozinharem segue sendo um tabu na atualidade? Mesmo com a promissa de que não existe profissão específica para gênero na cartilha do trabalho mundial?

Um dos principais dados que derruba a tese de que homem na cozinha é tabu é o fato de que na atualidade a maioria dos chefes de cozinha, nos restaurantes brasileiros, são homens. Trazendo isso em números, eles representam aproximadamente 65% das pessoas no comando das cozinhas. Mas por que essa maioria masculina? O fato é simples: as mulheres têm optado em maioria por não ser chefe de cozinha. Em contrapartida à ocupação de chefe, os cargos de gestão nos restaurantes são em maioria delegados pelas mulheres, com cerca de 52%.

Destaca-se, no entanto, que homens e mulheres podem ser ótimos como gestores ou como chefes de cozinha. O que importa é realmente gostar do que faz, independentemente da posição de trabalho.

Categorias:

Confira também:

10 provas de que cozinhar é terapêutico

A história do macarrão

Aprenda a fazer pastel de pizza